Cores
-
Espaço de cor RGB
- Importante: Os ficheiros RGB não são adequados para impressão. Imprimimos no sistema CMYK. Se enviar um ficheiro RGB, a máquina irá automaticamente convertê-lo para CMYK, e as cores podem diferir significativamente do que vê no seu monitor.
-
Espaço de cor CMYK
- Todos os ficheiros para impressão devem ser preparados em cores CMYK.
-
Perfil ICC / perfil de cor
- Perfis preferenciais:
- Para impressão a cores: Coated FOGRA 39.
- Para impressão a preto e branco: Gray Gamma 1.8 ou Gray Gamma 2.2.
Qualidade e elementos gráficos
-
Resolução (DPI)
- Para impressão, a resolução mínima é de 300 DPI.
-
Sangria
- Porque é necessária? Garante que, após o corte da folha, a cor ou o grafismo chega mesmo até à margem. Sem sangria, pequenos desvios de produção podem fazer surgir faixas brancas pouco atraentes nas margens.
-
Tipos de letra não convertidos em curvas ou não incorporados
Ferramentas e tecnologia
-
Prova
- Lembre-se de que os monitores mostram as cores de forma diferente do papel. Uma prova ajuda a garantir que as cores na impressão final serão exatamente as esperadas.
-
Vetores
- Os vetores podem ser escalados para qualquer tamanho sem perda de qualidade. São ideais para logótipos e grafismos simples.
-
Raster
-
Bitmap
- Ao contrário dos vetores, os bitmaps perdem qualidade e tornam-se “pixelizados” quando ampliados em excesso.
-
PDF/X-1a
- O que impõe esta norma?
- Incorporação automática dos tipos de letra.
- Utilização do espaço de cor CMYK.
- Achatamento, ou remoção, da transparência.
- A utilização desta norma no software de design gráfico automaticamente ajusta o ficheiro à maioria dos nossos requisitos.



